Discordâncias
Uma discordância é um tipo de descontinuidade que se verifica nos estratos caracterizada pela existência de um hiato aquando do longo processo de sedimentação, ou seja, um pequeno intervalo de tempo em que houve erosão ou simplesmente não houve deposição. Isto pode então causar uma superficie de contacto ou limite entre duas unidades litostratigráficas, à qual se chama então de discordância, as quais podem ser de quatro tipos:
As camadas H, G, F, E e D ter-se-ião depositado horizontalmente, segundo o princípio da horizontalidade dos estratos, e devido a diversos fenómenos sísmicos, acabarião por ficar com a disposição que possuem na figura. Mas a seguir a isso, as próximas camadas (C, B e A) continuariam a depositar-se segundo o principio da horizontalidade dos estratos, e como tal já não seriam paralelas às anteriores. A discordância angular é então a linha que separa a camada D das camadas C, B e A.
- Litológica - Esta discordãncia verifica-se em cortes com a presença de intrusões magmáticas, e é definida como a descontinuidade entre uma rocha sedimentar (na figura abaixo, camadas A, B e C) e uma rocha metamórfica (representado a vermelho).
- Erosiva - Como o nome sugere, esta discordância é caracterizada pelo processo de erosão que se dá durante o hiato. Ou seja, as camadas depositadas anteriormente sofrem erosão (estando ou não horizontais), e as posteriores depositam-se normalmente, segundo o principio da horizontalidade dos estratos. O aspecto é semelhante ao da figura abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário